A imprensa no Algarve desde 1810
Encontre a publicação que procura
Coleção Digital
A coleção disponibilizada pela Hemeroteca Digital do Algarve é composta por mais de 400 títulos de publicações periódicas, em formato digital, entre elas jornais, revistas, boletins, almanaques, entre outros, editados no Algarve, a partir de 1810, num total de mais de 200.000 imagens.

Os recursos digitais permitiram conceber a possibilidade de formar a coleção Hemeroteca Digital do Algarve, reunida num único ponto de acesso em rede, graças ao aparente processo de desmaterialização dos textos e dos lugares de preservação e de leitura.

Com base nas especificidades da coleção física, a arquitetura do sistema da coleção Hemeroteca Digital do Algarve foi definida considerando um conjunto de condições essenciais, financeiras, legais (nomeadamente no âmbito dos direitos autorais), técnicas e interinstitucionais, sem as quais não teria sido possível concretizar-se.

A Hemeroteca Digital do Algarve é um recurso cultural que permitirá aumentar a economia do universo discursivo na rede, bem como exponenciar, proporcionalmente, as possibilidade de combinações, conduzindo a novo conhecimento sobre o Algarve e sobre as suas interações com o mundo ao longo do tempo.

A Hemeroteca Digital do Algarve dá um novo lugar ao passado, para um novo lugar no futuro.




Coleção Digital 1
Coleção Digital 2